Com a evolução tecnológica acelerada, o conhecimento, principalmente na área de TI, tende a sofrer constantes transformações e, consequentemente, as empresas ficam com estrutura ultrapassada. Por isso, sua constante atualização é essencial para qualquer empresa que não queira perder produtividade e dinheiro.

Nesse quesito, a defasagem é um fator importante. Ela influencia diretamente na produtividade não só dos setores de TI, mas de todos os outros que dependem de sistemas e softwares.

Atualmente, a infraestrutura tecnológica demora em média três anos para ficar ultrapassada. Já na área de conhecimento, um profissional pode ficar defasado em apenas um ano. Por isso, quem não investe em atualizações em ambas as partes corre o risco de ser ultrapassado pela concorrência.

 

Será que a sua empresa tem estrutura ultrapassada?

 

Alguns sinais claros de que a empresa tem estrutura ultrapassada são as limitações na execução de sistemas e softwares. Normalmente, a segurança é afetada por essa obsolescência, bem como a produtividade dos colaboradores. Isso acontece porque o trabalho pode se tornar lento e problemático por conta dos sistemas e equipamentos ineficientes.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Techaisle, funcionários perdem em média 42 horas de trabalho por ano em função de falhas ou problemas com equipamentos antigos. Ainda nesse relatório, é apontado que os serviços de manutenção chegam a custar quase 1,3 vezes o valor para adquirir um produto novo.

Isso mostra que o investimento em tecnologias novas muitas vezes não acontece por receio de gastos maiores. No entanto, os reparos e manutenções podem sair ainda mais caros, sem contar os custos com redução de produtividade por parte das máquinas e funcionários.

Obsolescência Tecnológica: possível solução

As vantagens de adquirir equipamentos novos são inúmeras. Entre eles, podemos listar a possibilidade de utilizar programas mais rápidos, modernos e seguros, até melhorar a eficiência de todo o serviço de TI. No entanto, os custos para essa renovação constante são altos. Por isso, muitas empresas têm apostado na terceirização de TI para conseguirem se manter atualizados, mas sem gastos exorbitantes.

O outsourcing de TI, como já explicamos no nosso blog, é o serviço de confiar a gestão da área de TI a uma empresa especializada. Nesse caso, essa solução oferece vantagens tanto financeiras como técnicas. Isso acontece porque o outsourcing permite manter tecnologias de última geração, realizar atualizações constantes de sistemas e ter agilidade de atendimento e manutenção. Além disso, ele permite a garantia de uma boa gestão e proteção de todos os sistemas e dados.

A renovação tecnológica acaba sendo uma consequência natural do outsourcing, já que ele oferece sistemas modernos e personalizados. Consequentemente, as empresas precisam de equipamentos e infraestrutura modernos.

As organizações geridas por empresas especializadas em TI tornam-se preparadas para atender às novas tendências tecnológicas. Entre elas estão o armazenamento em nuvem, mobilidade, aplicativos, segurança e internet das coisas.

Braga Soluções em TI – especialista em outsourcing!

Se sua infraestrutura está ultrapassada, não se preocupe! A Braga oferece serviços completos e especializados de outsourcing em TI, através de análises detalhadas da infraestrutura de cada cliente.

A partir do diagnóstico, propomos projetos que englobam soluções não só de gestão, mas também de profissionais. Solicite uma análise!