Empresas que delegam determinados serviços para outras, terceirizando soluções, têm se tornado cada vez mais comuns. Por isso, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o outsourcing: o que ele é e como traz vantagens competitivas para os negócios, principalmente os da área de TI.

Em um cenário cada vez mais desafiador, é compreensível buscar alternativas que possam trazer benefícios para o estabelecimento. No entanto, ainda há muita relutância em contratar este serviço e falta de conhecimento sobre como ele funciona. Então, venha entender mais com o Braguinha!

Outsourcing: o que é?

Na origem da palavra, ela significa trazer de uma fonte de fora. Ou seja, nesta prática, o empresário ou dono do negócio contrata uma empresa para realizar determinada tarefa ou gestão.

Normalmente, envolve sobretudo as áreas de contabilidade, atendimento ao cliente, recursos humanos e tecnologia da informação. Isso porque estes setores são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa, mas, na maioria das vezes, não fazem parte do seu core business.

Assim, o empresário opta por deixar esse serviço na mão de uma empresa terceirizada, que é (deve ser) especialista no assunto.

No entanto, fique atento: existe uma diferença fundamental entre terceirização e outsourcing.

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Por que terceirizar os serviços de TI da minha empresa?

Outsourcing x terceirização

Muita gente se pergunta sobre o que é o outsourcing e como ele é diferente da terceirização. De fato, essas soluções não são iguais.

A terceirização está mais ligada a uma prestação de serviços. Por exemplo, você contrata alguém para realizar uma manutenção.

Por outro lado, o outro recurso vai além, pois presta os serviços solicitados e também oferece melhorias para o negócio no geral. Ou seja, funciona muito mais como uma parceira estratégica. Assim, uma de suas metas é gerar um relacionamento de médio e longo prazo benéfico para ambos os lados.

 Quando contratá-lo?

Agora que entendeu o que é e como funciona, você pode estar se perguntando sobre qual é o momento certo de contratá-lo.

Uma vez que esta solução pode ser excelente para diversas situações, não existe só uma resposta. Veja algumas:

  • Quando a empresa precisa de uma gestão mais centralizada de um setor, que traga mais eficiência. Sobretudo, quando falamos de TI;
  • Quando o empresário precisa focar, ou que a equipe foque, ainda mais nas funções internas;
  • Por exemplo, quando o time tem um alto volume de serviços e dados e tem dificuldade de administrar tudo isso;
  • Quando, após uma análise estratégica dos setores, você identifica que precisa melhorar a produtividade e a gestão de algum deles.

Principais benefícios

Nas situações acima, quando o empresário decide contratar o outsourcing, quais serão as vantagens competitivas para sua organização?

A lista é enorme. Inclusive, pode variar entre os tipos de negócio. Por isso, listamos aqui as que consideramos grandes diferenciais:

  • Melhores resultados no setor: por exemplo, ao terceirizar o departamento de TI, sua empresa terá excelentes números de resultados otimizados;
  • Aumento da produtividade não só no setor que agora é terceirizado, mas também dos outros. Será possível notar um aumento na produtividade, já que cada um estará focado naquilo que é especialista;
  • Know-how e atualização: nem sempre é fácil investir em atualizações contínuas, de pessoas e infraestrutura, com equipe interna. Imagine poder contar com o know-how de uma empresa especializada, que se mantém sempre em dia com as últimas soluções do mercado?

Outsourcing de TI para sua empresa: venha falar com a Braga

Como você deve ter notado, esta ferramenta pode trazer uma vantagem competitiva significativa para sua empresa. Na área de TI, esse diferencial pode ser ainda maior!

Outro fato importante antes de escolher sua empresa parceira é saber se ela conta com boa infraestrutura e profissionais qualificados. Aqui na Braga Soluções, somos especialistas nesse tipo de serviço. Quer conhecer nossas estruturas?

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