Resolver problemas de rede na empresa pode ser uma questão de investimento nos serviços certos; entenda!

As redes corporativas são um dos itens mais importantes para o funcionamento das empresas. São elas que permitem a conexão dos seus colaboradores à internet e ajudam na produtividade e na segurança dos seus dados na nuvem, por exemplo. Por isso, quando uma rede corporativa não funciona corretamente, a empresa tem inúmeros prejuízos. Como então resolver problemas de rede na empresa?

Primeiramente, é importante entender quais são os principais problemas que envolvem as redes corporativas. Depois é preciso saber sua origem e como corrigi-los. Por fim, é importante também saber as principais medidas preventivas para evitar que esses problemas se tornem recorrentes.

Uma rede corporativa falha pode atrapalhar todo o fluxo de trabalho, gerando perdas financeiras, de produtividade e qualidade. Mas o melhor de tudo é que, muitas vezes, resolver problemas de rede na empresa pode depender apenas de investir em um serviço específico de T.I. Vamos entender melhor?

Quais são e como resolver problemas de rede na empresa

  1. Lentidão

Como já explicamos de forma mais detalhada nesse post, a lentidão de rede pode ser causada por diversos fatores. De forma simples, você pode adotar algumas medidas práticas como reiniciar equipamentos, por exemplo.

Em outras situações, no entanto, para resolver esse problema, é preciso contar com um serviço especializado de manutenção e suporte. A lentidão é um dos problemas que causa mais desmotivação e perda de produtividade. Por isso, embora as medidas simples possam resolver o problema a curto prazo, se ele for recorrente, adotar uma solução estrutural é a melhor opção para realmente resolvê-lo.

  1. Equipamentos inadequados

Um dos questionamentos dos gestores é em relação à infraestrutura. Como resolver problemas de rede na empresa quando a questão é a qualidade dos computadores?

É importante lembrar que as duas questões estão interligadas. Não adianta possuir uma rede de alta velocidade e excelentes servidores se as máquinas são obsoletas.

Mas você pode se perguntar: manter uma infraestrutura de T.I. atualizada não custa muito caro? O investimento nesse tipo de atualização pode sim exigir mais custos. Por isso, serviços como o outsourcing podem ser uma solução para que a empresa conte com tecnologia de ponta com um custo menor.

  1. Configurações erradas

Além de atualizar equipamentos, outra medida que pode resolver problemas de rede nas empresas é a realização de ajustes nas configurações. Muitas vezes, os gargalos de tráfego que surgem têm sua origem em ajustes errados.

Imagine, por exemplo, que a rede está configurada para ter um tráfego igual em todos os equipamentos. Mas um departamento necessita de muito mais velocidade e acaba tendo seus processos atrasados ou demorados porque não tem conexão suficiente. Uma redistribuição da rede, nesse caso, poderia ser muito eficaz.

  1. Demora na resolução de problemas

Mesmo com todas essas medidas para evitar e resolver problemas de rede na empresa, sabemos que eles podem acontecer. O mais importante nesse caso é resolvê-los de forma rápida e eficiente. Sabe por quê?

Quanto mais tempo sua empresa fica sem rede, mais tempo seus funcionários perdem de produtividade. Assim, é imprescindível contar não só com um monitoramento constante da rede, que vai detectar falhas rapidamente. Invista também em um serviço especializado de suporte também, que contenha profissionais qualificados para resolver os problemas rapidamente.

Para ter todas essas soluções à disposição da sua empresa, invista em um serviço completo e que englobe tudo: o outsourcing. Conheça mais sobre ele e venha conversar com a Braga!