Nos últimos meses, o trabalho remoto se tornou uma alternativa essencial para a sobrevivência das empresas durante a pandemia da COVID-19. Muitos negócios, porém, devido ao sucesso e às vantagens desse regime, consideram estender essa prática indefinidamente, como o Twitter.

Diante deste cenário de tantas transformações, é essencial saber como adequar sua marca para que essa prática seja segura, eficaz e produtiva. Assim, a dinâmica de trabalho não será prejudicada nem o negócio colocado em risco.

Pensando nisso, a Braga tem produzido uma série de blogs sobre o home office. Assim, podemos ajudar você e seus colaboradores a passarem por essa transição com praticidade e, principalmente, segurança.

Continue lendo este texto e aprofunde-se mais na segurança da informação.

Veja também:

Como adotar um home office seguro e produtivo na sua empresa
Como fazer home office: mais dicas práticas de TI
Internet muito lenta: como superar esse desafio no home office

Trabalho remoto: como manter as informações protegidas

–  Aposte na proteção de redes privadas

 Algumas empresas, como pode ser o caso da sua, dependem de que o colaborador tenha total acesso a uma rede interna para que ele possa realizar suas tarefas. Nestes casos, é importante se lembrar de que a segurança das informações estará sujeita, por exemplo, às redes de internet das residências dos colaboradores.

Por isso, uma boa dica para que o trabalho remoto não seja tão prejudicado em termos de segurança é ter regras e orientações bem definidas, que chamamos de governança de TI.

Você pode listar os procedimentos que devem ser adotados pelos colaboradores ao acessar servidores, pastas, entre outros arquivos necessários no dia a dia.

Não se esqueça de contar com uma boa empresa parceira! É ela quem poderá te ajudar a elaborar essas orientações da melhor forma possível. Veja como a Braga pode te ajudar clicando aqui.

– Defina com o seu colaborador qual computador será usado

Antes de adotar o trabalho remoto, converse com seu colaborador sobre qual computador ele deverá usar: o pessoal ou o da empresa. É isso que vai definir quais procedimentos de segurança deverão ser adotados nas máquinas.

Caso o seu colaborador escolha levar a máquina da empresa, os cuidados deverão ser com relação à rede de internet que será usada.

Por outro lado, se ele for utilizar o computador pessoal, é preciso orientá-lo sobre como utilizar softwares como antivírus e firewall. Este último precisa ser fiscalizado com frequência, já que os dispositivos pessoais costumam ser menos protegidos que os corporativos.

– Monitore o tráfego de dados das redes

Para que o home office seja realmente seguro, também é preciso monitorar o tráfego dos dados de rede do computador do seu colaborador. Assim, é possível detectar falhas ou anomalias, como o acesso a servidores desconhecidos ou arquivos baixados de fontes suspeitas.

Para realizar esse monitoramento, são utilizados programas específicos que são instalados nas máquinas dos colaboradores. Conte com uma empresa séria e de confiança para te auxiliar nesse processo.

– Uso de VPN

A VPN permite que o colaborador em trabalho remoto tenha acesso, por exemplo, a uma rede interna da forma mais segura possível.

Essa funcionalidade permite até mesmo a criptografia do tráfego de informações. Ou seja, permite criar uma segurança extra de que dados trocados entre os computadores estejam seguros.

Converse com sua equipe de TI, seja interna ou terceirizada. Esse cuidado é essencial para configurar corretamente uma VPN segura. Além de também facilitar o acesso a servidores internos antes que o home office seja colocado em prática.

– Invista no armazenamento em nuvem

Esta prática, totalmente segura e multifuncional, já faz parte do dia a dia corporativo. Agora, é ainda mais benéfica.

Além de seus funcionários terem acesso a dados e arquivos da empresa de onde estiverem, a nuvem oferece mais segurança em relação à perda de arquivos e facilita o acompanhamento das tarefas entre todos que tiverem acesso. Isso é ainda mais importante neste cenário de troca de máquinas e locais de trabalho.

Veja mais sobre os benefícios do armazenamento em nuvem aqui.

Braga Soluções: conte conosco para tornar o trabalho remoto seguro

A Braga Soluções em TI tem oferecido todo o suporte necessário para novos e antigos clientes. O objetivo é desenvolver todos os recursos para criar ambientes virtuais flexíveis e, principalmente, seguros. Veja o depoimento de alguns dos nossos clientes sobre como temos ajudado nessas mudanças e transições:

 


Nossa equipe está sempre à disposição para atender os mais diversos tipos de ocorrências, mudanças e adaptações. Entre em contato conosco e torne o trabalho remoto da sua equipe mais eficiente.