Descubra como escolher um software personalizado para empresas e usar a tecnologia a favor do seu negócio

Software personalizado para empresas é uma tendência que cada vez mais cresce no mercado de tecnologia e negócios. Isso porque esse tipo de solução ajuda a empresa em diversos aspectos e demandas (leia aqui sobre porque você deve investir em um!). Mas uma grande dificuldade que ainda existe é sobre como escolher o melhor software personalizado para empresas.

Por isso, vamos te ajudar com um passo a passo simples. Assim, quando precisar de um software, você terá mais facilidade para escolher a melhor opção para sua empresa. Vamos lá?

#1 Faça um diagnóstico da sua empresa

O primeiro passo para avaliar um software personalizado para empresas é entender quais as reais necessidades da sua empresa.

Cada empresa possui seus processos e suas rotinas. Mesmo duas empresas concorrentes no mesmo segmento podem funcionar de forma bem diferente. Por isso, a demanda delas por tecnologia também será diferente.

A primeira etapa deve ser então avaliar os processos da sua empresa. Com isso, você vai conseguir identificar os pontos mais problemáticos para seu negócio.

Avalie o tempo gasto para as atividades operacionais, a rapidez para atender seus clientes ou ainda a qualidade do seu serviço. Quais pontos podem e devem ser melhorados? Isso vai te ajudar a pensar como o software personalizado para empresas vai poder contribuir para os seus processos.

#2 Defina um foco

A partir do diagnóstico das demandas da sua empresa, é hora de seguir para o próximo passo.

A instalação de um software personalizado para empresas tem inúmeras vantagens. A principal delas é a flexibilidade. Isso quer dizer que a ferramenta pode se adaptar a diversos processos e ter diversas funcionalidades.

No entanto, esse benefício também demanda cuidado. Isso porque, com muitas funcionalidades na mão, pode ser que você fique perdido e não aproveite o melhor do software.

Por isso, o segundo passo é definir um foco inicial para a instalação da ferramenta. Esse objetivo principal deve estar alinhado com as maiores necessidades e problemas.

Com essa definição, sua equipe vai poder focar na resolução desses problemas e, posteriormente, expandir o uso para outras melhorias.

#3 Analise um software pronto

As ferramentas prontas, muitas vezes chamadas de “softwares de prateleira”, são desenvolvidas para atender processos genéricos. Assim, elas conseguem se adaptar a fluxos comuns de trabalho, sem um nicho específico.

Por isso, um processo muito importante na escolha de um software personalizado para empresas é avaliar um software pronto.

Com isso, você consegue visualizar de forma simples aquilo que se encaixa ou não nos seus processos. Isso vai permitir também avaliar as principais demandas de um software personalizado.

Nesse passo, é muito importante lembrar-se de que a ferramenta precisa se adaptar ao seu negócio, e não ao contrário.

Os softwares prontos oferecem diversas vantagens. No entanto, o custo de mudar seus processos para se adaptar ao software não justificam a praticidade que, inicialmente, um software pronto possa apresentar. 

#4 Considere o pós-venda oferecido

Antes de optar por um software personalizado, um último passo a ser considerado é o pós-venda.

Um grande diferencial desse tipo de ferramenta é que, por ser algo construído junto com a empresa, você acompanha todo o processo de desenvolvimento do software.

Portanto, quando precisar de reparos, ajustes e atualizações, por exemplo, essa empresa pode garantir uma resolução rápida. Assim, você não precisa entrar em contato com fornecedores e fabricantes para obter esse serviço.

A maioria das empresas que desenvolvem software personalizado para empresas oferecem um serviço completo de pós-venda, com todo o suporte e manutenção.

Isso pode facilitar a longo prazo o bom funcionamento da ferramenta e o crescimento das suas funções.

# Dica bônus

Conte sempre com uma empresa de confiança para desenvolver um software personalizado. Assim, você garante que essa ferramenta será um investimento certeiro e poderá maximizar sua produtividade, reduzir gastos e melhorar a produtividade na sua empresa.

Conte com a Braga para desenvolver o seu software personalizado, assim como fizemos para as empresas Shempo e Casco. Entre em contato conosco!