Seja para reduzir os gastos ou para garantir mais segurança aos arquivos e dados do negócio, atualmente, muitas empresas têm contado com soluções em nuvem. Antes de contratar um provedor de serviços em nuvem, porém, e desfrutar de todos os seus benefícios, é importante conhecê-lo muito bem. Isso porque ele deve ser visto como um futuro parceiro. Afinal, essa ferramenta será a responsável pelos cuidados de toda a segurança do seu negócio.

Então, para te ajudar, a Braga listou 4 perguntas que você deve fazer ao provedor antes de fechar negócio. Continue lendo e saiba como escolher a melhor opção para sua marca.

Provedor de serviços em nuvem: 4 perguntas a serem feitas antes da contratação

Como funciona a segurança da nuvem?

Fornecer acesso a dados e arquivos de uma empresa exige extrema confiança, não é mesmo? Por isso, a segurança é um fator importante para se considerar na hora de escolher um armazenamento para informações corporativas.

O ideal é que o provedor de serviços em nuvem ofereça mais de uma opção de medida de segurança e mantenha todas sempre atualizadas. Dentre as especificações, esteja atento, por exemplo, a antivírus, firewall, autenticação de usuário, rotinas de auditoria e criptografia de dados.

Como é o processo de migração?

O processo de migração funciona em etapas. Dessa forma, os procedimentos anteriores podem ser substituídos sem a necessidade de interrupções no fluxo de trabalho dos equipamentos e dos colaboradores.

Mas lembre-se: antes de avançar para a próxima fase, se possível, solicite que sejam feitos testes para verificar se tudo está funcionando normalmente. Isso será essencial para garantir o sucesso do procedimento.

Terei suporte sempre que necessário?

O suporte técnico deverá estar disponível para sua empresa de acordo com suas necessidades e dentro dos níveis do Service Level Agreement (SLA), em português, Acordo de Nível de Serviço (ANS). Este compromisso se refere às especificações de todos os serviços que o contratante poderá esperar por parte do provedor de serviços em nuvem.

Além disso, pergunte sobre o tempo médio de resposta e resolução de chamadas, para quem deverá reportar os problemas que enfrentar, entre outras dúvidas. Isso porque saber as respostas evita surpresas desagradáveis nos momentos de necessidade.

Quais serviços de nuvem são oferecidos?

Há diversas opções de soluções em nuvem e suas aplicações podem variar do porte da sua empresa até o segmento de atuação. Lembre-se: é importante contar com flexibilidade e diversificação! Assim, caso seu negócio precise, no futuro, de outras demandas, esse provedor poderá suprir suas necessidades.

Por isso, avalie o portfólio da empresa e verifique quais serão as possíveis mudanças de estratégia de negócio em longo prazo.

Em quem posso confiar?

Como você pode ter visto, escolher um provedor de serviços em nuvem para sua empresa não é tão simples. Deve-se levar em consideração que ele terá acesso aos dados do seu negócio. Por isso, contar com um parceiro de confiança é essencial.

Nós da Braga temos mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e, quando se trata de segurança, somos experts.

Além disso, oferecemos um serviço de nuvem ilimitado que, diferentemente de outras opções, garante um espaço sem limites para o armazenamento de dados corporativos.

Quer migrar sua empresa para nuvem com confiança? Agende já uma conversa conosco.