Quando falamos de tecnologia para empresas, sabemos que isso vai além de ter uma internet de alta velocidade ou dados e arquivos armazenados em nuvem. Entre tantas facilidades que a tecnologia oferece, também existem riscos de segurança típicos da internet. Por isso, investir em um sistema de segurança virtual para empresas é algo imprescindível.

Dentre os principais riscos, se destacam os ataques cibernéticos. De acordo com a consultoria Gartner, a previsão é de que até 2020 cerca de 30% das maiores empresas globais sejam vítimas deles. Porém, vale ressaltar que as pequenas e médias empresas também estão suscetíveis.

Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, uma vez que é certo que ataques cibernéticos podem causar prejuízos a todo tipo de corporação. Entre os mais comuns, estão os roubos de informações corporativas e financeiras, interrupções e perdas de negócios e contratos.

Pensando sobre isso, a Braga preparou 5 dicas de segurança virtual para empresas. Veja só!

Segurança virtual para empresas: como proteger a sua

Armazenamento de arquivos em nuvem

Todos os arquivos e dados de uma empresa são importantes, não é mesmo? Então, a primeira dica de segurança virtual para empresas é: armazenamento em nuvem.

A nuvem tem um sistema de backup, dinâmico e criptografado, para armazenar conteúdo. Assim, esse backup salva todos os dados e arquivos em um servidor online, totalmente confiável e seguro.

Além disso, apenas os seus colaboradores têm acesso ao material da empresa. Dessa forma, você garante a sua segurança e a de seus clientes.

Política de navegação para colaboradores

Você sabia que a maior parte dos problemas de segurança se deve à falta de orientação?

Embora algumas medidas sejam bastante conhecidas e muito simples de serem executadas, alguns colaboradores as esquecem, o que torna a rede corporativa vulnerável.

Por essa razão, faça cartilhas explicativas sobre as políticas de navegação, crie senhas mais fortes e oriente os funcionários a tomarem cuidado ao acessar links duvidosos. São dicas simples, mas que criam uma segurança virtual para empresas bastante eficaz.

Atualize os programas de antivírus e anti-bots nas máquinas

 Essa também é uma boa dica para garantir uma segurança virtual para empresas.

Que o antivírus protege os computadores dos vírus você já sabe. Por sua vez, os anti-bots são responsáveis por protegerem as máquinas dos “robôs” comandados por hackers, que podem roubar informações sobre a empresa e de seus clientes ou danificar os equipamentos.

Não baixe softwares piratas

Parece até inofensivo, não é mesmo? Porém, um dos maiores perigos da segurança virtual para empresas está em baixar softwares não originais nas máquinas.

Isso porque eles são pacotes com códigos modificados que, na maioria das vezes, não se limitam apenas a driblar o licenciamento para uso livre. Eles também podem fazer outras mudanças que monitoram o computador ou abrem espaço para facilitar a execução remota de comandos por hackers.

Não deixe senhas salvas

É uma opção bastante prática, certo? Afinal, quase tudo que acessamos nos permite essa facilidade. No entanto, esse é um costume que pode prejudicar a segurança virtual para empresas. Isso porque ele coloca os seus dados em risco e pode facilitar a ação de hackers.

Além dessas dicas, você sabia que garantir uma proteção de fato eficaz também depende de um serviço especializado? Então, conte com a Braga, um parceiro de qualidade e confiança! Nós terceirizamos totalmente o serviço de tecnologia da sua empresa, o que permite que você se concentre no seu negócio e deixe a segurança da sua empresa nas nossas mãos.

Agende já uma conversa com a gente e conheça todas as soluções que temos para o seu negócio!