Você já ouviu falar sobre a terceirização de TI? Essa é uma solução que muitas empresas modernas vêm adotando. O objetivo é otimizar os processos e focar no seu próprio negócio.

Hoje, este tipo de serviço é uma ótima opção para aquelas empresas cujo foco não seja a Tecnologia da Informação, mas que dependa desses sistemas para exercer suas atividades.

Por isso, preparamos este texto especial para mostrar a você como a terceirização de TI funciona. Conheça seus principais benefícios, quais empresas podem fazer uso desse tipo de serviço, entre outras informações importantes.

Vamos lá?

Terceirização de TI: como funciona?

De uma forma básica e resumida, nós te explicaremos o que é esse serviço. Basicamente, a terceirização de TI é repassar todos os processos e sistemas ligados à Tecnologia da Informação a uma empresa especializada em gestão e controle.

Mas mais do que ceder esse controle a uma empresa externa, o outsourcing também funciona como um serviço estratégico de gestão de TI das empresas.

Isso porque a terceirização de TI permite que tanto a infraestrutura quanto a manutenção e a resolução de problemas fiquem a cargo de outra empresa.

Assim, quem opta por esse tipo de serviço ganha diversos benefícios. Entre eles, evita a necessidade de montar um departamento interno de TI, otimizando processos e reduzindo custos.

Quais tipos de empresas podem optar pela terceirização de TI?

Agências, escritórios, restaurantes, laboratórios, hotéis, escolas… enfim: qualquer empresa pode (e deve!) usar a tecnologia a seu favor.

E como já falamos, a terceirização de TI pode ser utilizada por empresas que trabalham com um grande fluxo de informações. Não necessariamente, o foco precisa ser em TI, basta que dependam desses sistemas.

Após uma análise minuciosa sobre as demandas de cada cliente, a empresa encarregada propõe suas alternativas. Ou seja, uma série de soluções e serviços para diversas áreas, como:

Suporte

Suporte em toda a parte estrutural da rede de dados, backups, internet, armazenamento e segurança, além do suporte ao usuário.

Consultoria e Gerenciamento

Com essa solução, a empresa é orientada sobre redução de custos, otimização da estrutura de TI, controle de inventário de hardware e software e, caso haja necessidade, planejamento de uma nova estrutura.

Armazenamento de Dados

Estruturação e organização de armazenamento de dados locais e em nuvem, além de gerenciamento de backups e restore.

Segurança

A segurança digital é um dos itens mais importantes nos dias de hoje, não é mesmo? Então saiba que a terceirização em TI também pode ser a melhor forma de garantir que os dados da sua empresa estejam sempre em segurança. Instalação e manutenção de antivírus, firewalls, projetos de segurança de dados e soluções de contingência são algumas das soluções do outsourcing.

As vantagens da terceirização de TI

Agora que você já entendeu como a terceirização de TI funciona e quais empresas podem optar por esse tipo de serviço, chegou a hora de conhecer algumas das vantagens da terceirização de TI.

Olha só:

Foco no core business

Querendo ou não, a área de TI demanda muita qualidade, conhecimento e, consequentemente, tempo e dedicação. Assim, com a terceirização, é possível dedicar-se exclusivamente ao seu produto/serviço, concentrando todos os esforços em sua especialidade.

Redução de custos

Ao optar pelo outsourcing, evitam-se os custos de investir em uma equipe interna. Isso porque gastos como remuneração de profissionais, aquisição de equipamentos e treinamento de equipe, por exemplo, ficam a cargo da empresa externa.

Atualização constante

Com uma equipe terceirizada, as chances de contar com conhecimentos e tecnologias de ponta são muito maiores. Afinal, ela terá maior facilidade, tempo e necessidade de se atualizar.

Com mais de 20 anos de experiência, nós da Braga somos especialistas em solucionar problemas e atuar como facilitadores nos processos de TI e estruturação de nossos clientes.

Agende uma conversa e saiba o que nós podemos fazer por sua empresa.