Problemas com desperdício de tempo na empresa? Fique tranquilo: essa é uma realidade comum a muitos negócios nos dias de hoje. Um estudo feito com mais de 500 executivos e divulgado pela BTA Consultoria aponta que 79% dos entrevistados reconhecem que seus funcionários não operam em 100% de sua potencialidade. Além disso, 30% dos executivos afirmam que desperdiçam 30% de seu tempo em atividades inúteis.

Viu só como o desperdício de tempo não é uma realidade exclusiva da sua empresa? Mas nem por isso você deve se acomodar e não concentrar esforços para mudar esse quadro.

Por isso, listamos aqui algumas dicas para que sua empresa consiga otimizar processos e prosperar ainda mais. Confira!

5 dicas para evitar o desperdício de tempo na empresa

  1. Conte com a tecnologia

 O primeiro passo (e um dos mais importantes) para acabar com o desperdício de tempo na empresa é contar com a tecnologia. Isso porque, apesar da informatização facilitar processos e torná-los mais seguros, muitas empresas ainda não contam com recursos tecnológicos.

O ideal é eliminar os processos antigos. Invista na substituição de tarefas operacionais e mecanizadas, utilizando o potencial dos seus colaboradores em ações mais estratégicas. Isso irá permitir maior agilidade e otimização da produção.

Por fim, a informatização dos processos também permite que o gestor do negócio visualize problemas com mais facilidade, mensure dados e elimine o uso de papel, gerando também maior economia para a empresa.

  1. Cuidado com as redes sociais

Embora a tecnologia seja uma grande aliada na hora de acabar com o desperdício de tempo na empresa, ela também pode trazer alguns obstáculos para atingir esse objetivo.

Isso porque o uso de redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, pode tomar muito mais tempo do que imaginamos. Essas pequenas distrações ao longo do dia podem trazer grandes prejuízos na rotina de trabalho.

Por isso, o ideal é reduzir ao máximo o acesso a essas redes e a outros aplicativos para que os colaboradores dediquem o tempo de trabalho às tarefas que realmente importam.

  1. Estabeleça prioridades

O desperdício de tempo na empresa também pode estar ligado à dificuldade em estabelecer prioridades. Assim, para não comprometer seu rendimento, é essencial fazer uma lista de prioridades, planejando quais tarefas devem ser executadas e dentro de qual prazo.

O que é mais urgente? Quais tarefas podem ser feitas depois? Sincronize sua agenda e, quando começar alguma tarefa, deixe os telefonemas, e-mails e outras distrações para depois que terminar.

  1. Mensure o tempo

Por falar em estabelecer prioridades, mensurar o tempo gasto em cada tarefa também pode ser uma boa maneira de acabar com o desperdício de tempo na empresa.

Isso permitirá que você analise de forma mais detalhada quais são as demandas de cada projeto e faça um planejamento mais estratégico do seu tempo.

Para isso existem os famosos Timesheets, que são softwares focados em gestão de projetos. Com eles, você pode monitorar e controlar como você e sua equipe estão usando o tempo para realizar determinada atividade.

  1. Foque no seu core business

A nossa última dica (mas não menos importante) pode parecer óbvia, mas não é. Afinal, focar no seu core business permite que a empresa melhore o seu desempenho e expanda o seu alcance.

Para as empresas cujo foco não está em TI, mas que dependem desses sistemas para exercer suas atividades, uma boa escolha pode ser a terceirização. Isso porque nesses casos, seus profissionais não estão habilitados para esse tipo de serviço ou acabam ficando sobrecarregados.

Assim, a terceirização permite que você se dedique exclusivamente ao seu serviço/produto sem ter que se preocupar com essa área tão essencial atualmente, mas que demanda qualidade e muito conhecimento.

Conheça o nosso serviço de Terceirização de TI e deixe que a Braga cuide da sua estrutura!