No mês de outubro comemoramos um dia muito especial para nós aqui da Braga: o Dia do Profissional de TI! Cada vez mais requisitado no mercado atual, esse profissional é responsável por gerenciar um dos bens mais importantes de qualquer empresa: a informação. Por isso, a aplicação de TI em uma empresa é essencial para solucionar os problemas e facilitar o seu progresso.

Mas por mais simples que pareça, esse processo pode estar sujeito a algumas falhas, as quais é preciso estar sempre atento para evitar possíveis problemas. Pensando nisso, listamos aqui 4 dos erros mais comuns na aplicação de TI em uma empresa. Confira!

1. Não registrar todas as atividades

Nos dias de hoje, a área de TI é extremamente dinâmica. Por isso, é comum que processos e sistemas se alterem com o passar dos anos e, consequentemente, com a evolução das tecnologias e do próprio mercado.

Assim, não registrar todas as atividades realizadas na aplicação de TI em uma empresa é um erro muito grave. Isso porque a falta de documentação pode causar possíveis transtornos, como erros nos processos internos causados pela falta de conhecimento do que está sendo feito ou mesmo daquilo que já foi alterado.

Seja ela pequena ou mais complexa, qualquer alteração dentro desse ambiente deve ser devidamente registrada.

2. Não se atentar às inovações

Comodidade é uma palavra que, de fato, não combina com um profissional de TI. Como já dissemos no item anterior, essa é uma área em que novas tendências e tecnologias surgem a cada dia. E, por isso, no processo de aplicação de TI em uma empresa é essencial estar sempre ligado nas novidades para garantir soluções cada vez mais satisfatórias.

Afinal, quando a gestão de TI não está atenta a esse panorama, muitas oportunidades acabam passando.

3. Não prezar pela segurança

Um dos principais erros na aplicação de TI em uma empresa é não estar atento à segurança. Infelizmente, diversos gestores acreditam que a sua infraestrutura de TI estará sempre livre de problemas relacionados à falta de segurança.

No entanto, esse é um tema a que todos deveriam estar atentos, principalmente nós, brasileiros. Isso porque o Brasil foi o país da América Latina que mais sofreu com ataques ransomware em 2017, segundo estudo da Kasperky Lab. De acordo com dados da Norton Cyber Security Insights Report, das 978 milhões de pessoas que sofreram cibercrimes no mundo no ano passado, 62 milhões eram brasileiras.

Por isso, contar com um parceiro de tecnologia que realmente proteja a infraestrutura de TI da sua empresa é essencial para manter os seus dados e os dos seus clientes sempre em segurança.

4. Focar apenas nos custos

Por fim, a aplicação de TI em uma empresa não deve ser guiada apenas com o foco nos custos. Vamos pensar na implementação de um sistema personalizado, por exemplo. A curto prazo, essa solução pode apresentar um custo maior, se comparado a um sistema já existente.

No entanto, uma solução personalizada é feita sob medida para atender as reais necessidades da sua empresa. É a ferramenta que se adaptará ao seu negócio, e não o contrário.

Por isso, focar apenas nos custos, ignorando os resultados a longo prazo, é mais um erro muito comum na aplicação de TI em uma empresa.

Para implementar uma solução em TI na sua empresa, é necessário contar com um especialista nesse tipo de serviço. Por isso, fale com a Braga e saiba como podemos te ajudar!