Uma dúvida muito frequente na área de TI é sobre a diferença entre help desk e service desk. Ambos serviços têm como objetivo oferecer atendimento técnico de forma segura e rápida, garantindo a continuidade do funcionamento dos sistemas. A diferença entre um e outro está ligada à forma de atendimento e à complexidade dos problemas que eles solucionam. Veja só:

Help Desk

O help desk é um serviço que consiste em resolver problemas rotineiros de TI. Sua atividade consiste principalmente em um apoio aos usuários para suporte, resolvendo problemas como dúvidas em sistemas, aplicativos, processos, dificuldades em configurar arquivos, entre outros. Normalmente, o help desk funciona como um serviço de call center, em que profissionais atendem os chamados por meio de um sistema de telefone ou e-mail.

As principais vantagens desse serviço são: redução de custos, utilização de tecnologia de ponta e monitoramento constante da infraestrutura da empresa. O que se pode perceber é que o help desk é um serviço inicial de atendimento para resolver coisas mais simples e que têm solução imediata.

Service Desk

Por outro lado, o service desk atende casos mais complexos e que precisam de um profissional especialista. Normalmente, esse serviço vai além do telefônico e online, podendo ser presencial. Equipes especializadas podem se locomover até o local para realizar serviços preventivos e mapear o ambiente. O service desk é comprometido com o funcionamento técnico do sistema, e não só com a resolução de problemas.

Os serviços oferecidos pelo service desk envolvem principalmente erros de sistema, problemas em servidores e configurações de processos. Basicamente, ele atua no gerenciamento de problemas mais graves e também na administração operacional do setor de TI, focando nas estratégias de negócio da empresa.

+ Terceiro nível: Atendimento especializado

Além desses dois níveis de atendimento, há ainda um terceiro, que é chamado de especialista. Nesse estágio, profissionais capacitados são destacados para resolver questões que ainda não foram resolvidas nos níveis anteriores.

Os sistemas de help desk e service desk são muito importantes para o funcionamento dos sistemas de TI de uma empresa. Problemas de TI que não contam com um atendimento externo acabam por comprometer a produtividade dos processos. Além disso, essas questões podem custar tempo e foco da equipe de TI local. Esse é um dos motivos pelos quais  é muito mais vantajoso terceirizar esses serviços. É importante ainda que a empresa identifique como o help desk e o service desk podem agregar valor aos seus processos.

Braga Soluções em TI – serviços de suporte help desk e service desk 24h por dia!

A Braga possui uma central de atendimento disponível em diversos níveis. Por meio da plataforma de help desk BrasisWeb, oferecemos o melhor e mais rápido suporte para soluções de problemas.

Com técnicos de alta capacitação, os chamados são recebidos via web e é feito o atendimento remoto. Dúvidas em sistemas, aplicativos e processos, além de dificuldades na configuração, são resolvidas de forma rápida e eficiente

A Braga oferece também a atividade de service desk, com atendimento remoto-presencial. Nele, resolvemos erros em sistemas, problemas em servidores, problemas em gerenciamento de redes e parada de redes.

Conheça um pouco mais sobre cada solução oferecida pela Braga e avalie qual se encaixa melhor nas demandas de sua empresa. Nós disponibilizamos serviços personalizados de acordo com o ambiente e estrutura de cada negócio. Venha conhecer!