Entenda a importância da manutenção preventiva em TI para a sua empresa!

Quando se trata da infraestrutura, seja ela física ou não, é sempre importante pensar na sua manutenção regular. Assim como qualquer outra máquina, os computadores sofrem com ações externas do tempo e do espaço. Ao mesmo tempo, os softwares ficam desatualizados e acumulam lixo eletrônico. Para isso, existem algumas práticas rotineiras da empresa que podem auxiliar nesse trabalho de manutenção preventiva em TI.

A Braga trabalha especialmente com esse serviço, de forma a garantir a longevidade de seus trabalhos e soluções.

  • Estrutura física

Tão importante quanto manter seus sistemas funcionando é ter as máquinas em bom estado. Para isso, é preciso fazer uma limpeza física no equipamento, com substâncias específicas para cada componente.

Outra dica importante é deixar o computador em um local acima do chão. Dessa forma fica mais difícil acumular sujeira e poeira. Além disso, evite colocar muitos objetos ao redor do aparelho, pois isso pode impedir a refrigeração da máquina.

Evitar comer e beber enquanto utiliza o equipamento também é outra recomendação para impedir que danos sejam causados aos componentes!

  • Softwares

Na parte de sistemas e softwares, também é essencial fazer manutenção preventiva em TI e manter bons hábitos, de forma a garantir a sua funcionalidade e bom desempenho.

Regularmente, faça uma ‘faxina’ em todos os programas instalados no seu computador e remova todos aqueles que se tornaram desnecessários. Além disso, cheque se existem novas atualizações para os seus softwares e renove as licenças!

Não se esqueça também de atualizar antivírus e antispyware. Assim você evita que seu aparelho fique vulnerável a ameaças externas. Outra dica de segurança é fazer alterações de senhas de acesso de todos os seus logins.


Além dessa tarefas, há ainda a função da empresa especializada, que fará também as atualizações mais complexas, backups de arquivos em servidores, checagem de vírus, remoção de acessos não autorizados e diagnósticos de problemas em sistemas e redes.

Essas tarefas, aliadas à manutenção preventiva de uma empresa especializada, garantem maior longevidade, vida útil e desempenho de toda a estrutura de TI. O ideal é que essas revisões sejam realizadas uma vez a cada três meses para evitar lentidões, sobrecargas e perdas de arquivos. Assim, a probabilidade de problemas tanto na máquina quanto no software diminui.

Manutenção Preventiva em TI – Braga Soluções

A Braga oferece serviços de gerenciamento de toda a área de TI da empresa, bem como realiza ações conjuntas com a equipe local. Isso é essencial para o bom desempenho das ações desse departamento e para a realização da manutenção preventiva.

Além disso, oferecemos soluções de atualização, gerenciamento e controle de licenciamento de softwares para todos os sistemas operacionais, incluindo Mac OS.

Na parte de segurança, a Braga garante soluções de contingência e continuidade, de forma a assegurar a proteção de todos os dados e arquivos.

Agende sua manutenção preventiva em TI e conheça todas as soluções que podemos oferecer para sua empresa!