Um simples cálculo pode ser a base para entender quanto custa um TI eficiente

Os custos para um TI eficiente tendem a ser altos e, justamente por isso, os profissionais da área têm sido cada vez mais questionados sobre o custo X benefício desses investimentos. Isso acontece porque, muitas vezes, os benefícios dos serviços de TI são intangíveis. Porém, em alguns casos, é possível mensurar quanto do valor gasto retornou de forma vantajosa para a empresa.

Uma fórmula simples e usada em diversas áreas é o ROI – Retorno sobre Investimento. Se for bem calculado, ele é uma métrica importante e que pode melhorar o desenvolvimento e as estratégias do negócio. Dessa forma, é possível fazer novos planejamentos de metas com base em resultados já obtidos.

Mas como calcular o ROI?

Basicamente, a formula do ROI é: (valor de retorno ou ganho menos o investimento inicial)/investimento inicial. Ainda é possível multiplicar o valor obtido por 100 para obter o ROI em forma de porcentagem.

É importante frisar que esses valores envolvem diversos fatores que devem ser agregados. O ganho, por exemplo, pode exigir a soma dos rendimentos de diversas áreas e setores. Outro item importante é definir o período que esse cálculo abrangerá.

Dessa forma, todos os dados precisam estar alinhados e serem das mesmas datas. Caso contrário, o resultado não será exato e isso pode impactar na definição de metas e objetivos a curto e longo prazo.

Dá pra medir tudo pelo ROI?

Um fato muito importante ao pensar no cálculo do ROI para TI é que nem todos os ganhos são tangíveis, como otimização da produtividade, redução de falhas, maior rapidez na tomada de decisões, melhor ambiente de trabalho, menor investimento em conhecimento, entre outros.

Por isso, embora o custo de TI possa ser mensurado, nem tudo entra nessa equação e seus benefícios vão muito além de valores monetários. Veja 4 benefícios simples de ter um TI eficiente:

  • Aumento da produtividade

Os investimentos em TI conseguem implantar sistemas que otimizam os processos feitos em todos os departamentos da empresa. Além disso, eles reduzem os riscos de erros em trabalhos manuais.

  • Melhora na comunicação

Por conta das diversas ferramentas que as soluções apresentam, fica muito mais fácil passar informações aos colaboradores de forma simples e rápida. Isso elimina ruídos e falta de comunicação dentro da própria empresa.

  • Mais segurança

Bons investimentos em TI permitem maior proteção de dados e realização de backups. Com isso, o risco de perder dados ou sofrer invasões diminui consideravelmente.

  • Melhor relacionamento com o cliente

Uma grande vantagem da tecnologia da informação é tornar mais fácil o relacionamento com quem não está no local da empresa. Dessa forma, reuniões com clientes, envio de mensagens e sincronização de agendas tornam-se possíveis e são grandes ferramentas para melhorar essa comunicação.


É possível ver então que os investimentos em TI podem trazer diversas vantagens. Elas podem ser mensuráveis com o ROI, por exemplo, ou imensuráveis, como melhora no relacionamento e na comunicação.

Dessa forma, o custo de um TI eficiente depende muito dos objetivos a serem atingidos, do budget e das ferramentas que você tem à disposição.

Braga Soluções em TI – soluções completas para toda a sua infraestrutura

A Braga realiza seus serviços de forma simples, objetiva e eficiente, buscando garantir o melhor custo X benefício para sua empresa. Isso significa que, se você investe em TI, sua empresa colhe os frutos de processos mais otimizados e organizados! Fale com a Braga e encontre a melhor solução para o seu negócio!