4 motivos pelos quais algumas empresas precisam de soluções de software personalizado

Cada empresa possui processos próprios e necessidades específicas. Em todos os casos, as ferramentas de TI, como as soluções de software personalizado, são excelentes para otimizar e desenvolver todos esses procedimentos. Para isso, é necessário avaliar e entender o funcionamento da empresa e utilizar ferramentas personalizadas que possam contribuir ainda mais para a sua empresa.

Mas será que você precisa de solução de software personalizado? A Braga listou 5 benefícios dessa ferramenta para te ajudar nessa decisão. Olha só:

  • Atende às necessidades da empresa

Software personalizado é diferenciado justamente por de adaptar ao negócio, e não o contrário. Ao escolher esse tipo de solução, a empresa garante que todos os seus processos e rotinas sejam incluídos no sistema. Com isso, não é preciso alterar o software nem pagar por novas ferramentas. Em caso de necessidade de customizações, o custo acaba sendo bem menor e mais flexível, uma vez que o sistema já foi feito para a própria empresa.

  • Ferramenta unificada

Com um único software personalizado, é possível centralizar todas as informações e reduzir a redundância de dados. Além disso, todos os departamentos podem ter suas informações integradas, sem a necessidade de muitos sistemas.

Muitos sistemas prontos não possuem flexibilizações que permitem sua utilização por mais de um setor. Por isso, ao desenvolver um software personalizado, é imprescindível já incluir todas as necessidades da empresa. Dessa forma, os gestores conseguem também ter uma visão geral do negócio, evitando gastos de tempo comparando dados e retrabalhos.

  • Possibilidade de atualização

O ambiente tecnológico convive com constantes inovações e evoluções, e isso inclui os softwares. Por conta disso, um sistema personalizado é muito mais flexível na questão de permitir adaptações que ferramentas prontas muitas vezes não possuem. Além disso, é comum que novas necessidades surjam na empresa. A ferramenta precisa então ser capaz de crescer com o negócio, permitindo novas customizações e funcionalidades. Essa é uma vantagem a longo prazo e que precisa ser considerada principalmente para pequenas e médias empresas.

  • Redução de custos

Em termos específicos, os softwares personalizados são mais vantajosos que os sistemas prontos porque são mais flexíveis. Nesse caso, em casos de novas demandas e necessidades, os custos para customização de softwares fechados são muito alto. Já no caso dos personalizados, normalmente os contratos são de longo prazo, o que garante melhorias no decorrer do tempo por um baixo custo.

A redução de custos, no entanto, envolve também outros fatores. Com um software personalizado, há uma diminuição no trabalho burocrático da empresa, informatização dos processos, organização e monitoramento de informações e recursos, entre outros.

Tudo isso faz com que haja menos perda de tempo em processos que antes demandavam muito esforço, e permite que os funcionários foquem mais no desenvolvimento da empresa. Além disso, a informatização permite analisar de forma mais organizada e crítica os ganhos e gastos da empresa, o que pode ajudar na definição de novas estratégias de mercado.


As soluções de softwares se tornaram uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento das empresas, tanto no seu funcionamento operacional como na definição das estratégias futuras. Dessa forma, essa é a melhor opção para negócios em expansão e que pretendem se destacar frente à concorrência.

Braga Soluções em TI – desenvolvimento de sistemas perfeitos para cada negócio

A Braga realizada projetos de desenvolvimentos de sistemas utilizando ferramentas que se adaptam às necessidades de cada cliente. Trabalhamos com tecnologia inovadora e serviço de qualidade para negócios de todos os setores. Conheça um pouco mais sobre as soluções que oferecemos.