Empresas que utilizam o T.I. estratégico podem alavancar diversas áreas de forma efetiva; entenda mais

Quando falamos em Tecnologia da Informação, pensamos em tecnologia, ferramentas e resolução de problemas, certo? No entanto, o T.I. estratégico vem se tornando uma tendência em todo o mundo, porque consegue impactar diversas outras áreas de uma organização.

Dessa forma, o T.I. estratégico alcança novas áreas e torna-se elemento essencial para qualquer empresa que está passando ou já passou por uma transformação digital. Mas como acontece isso?

O que é algo estratégico?

Quando pensamos em estratégia, estamos falando sobre aplicar com eficácia os recursos que temos, explorando as melhores oportunidades em busca de um objetivo.

Por isso, usar algo estratégico dentro de uma empresa é utilizar recursos de forma direcionada e bem pensada, buscando um objetivo simples: fazer a empresa crescer. Para isso, outros pequenos objetivos menores podem vir antes. Mas o mais importante é sempre contribuir para o desenvolvimento da empresa como um todo.

Usar a tecnologia de forma estratégica: como isso funciona?

O T.I. estratégico, quando implementado em uma empresa, começa a perder suas limitações. Ou seja, sua área de T.I. não ficará apenas resolvendo problemas de rede ou em equipamentos, por exemplo.

Ele irá procurar formas de otimizar os processos e os resultados da empresa, atuando em diversos setores que podem ser melhorados. Dessa forma, a Tecnologia da Informação passa a aproveitar o potencial das ferramentas e dos processos da empresa, enxergando além daquilo que já é feito.

Ou seja, o departamento de T.I. deixar de ser aquele que apenas fornece recursos e ferramentas. Ele passará também a participar efetivamente da tomada de decisões, assumindo um papel ativo para seu sucesso.

Na prática: como o T.I. estratégico pode impactar sua empresa?

Quando o T.I. atua de forma estratégica dentro de um setor, diversos benefícios podem surgir. Alguns deles podem ser em curto, em médio ou em longo prazo, ou ainda serem mensuráveis ou não.

Veja a seguir alguns deles:

  • Melhora a produtividade dos colaboradores

Quando o setor de Tecnologia da Informação atua de forma estratégica e proativa dentro da empresa, a gestão de pessoas fica mais fácil e efetiva. Isso porque ele pode trazer mais dinamismo aos processos, prevendo possíveis problemas de desperdícios de tempo, por exemplo, ou de tarefas que poderiam ser automatizadas.

Isso vai gerar, consequentemente, mais produtividade dos colaboradores. Eles poderão então se concentrar em tarefas mais importantes e gastar seu tempo de maneira mais inteligente. Isso também pode contribuir para a satisfação deles, que vão passar a ver os resultados do seu trabalho de forma mais visível e prática.

  • Redução de custos

Atuando de forma inteligente, o T.I. pode possibilitar à empresa uma redução de custos em diversos setores. Isso pode acontecer de várias formas: seja entregando mais dados para embasar as tomadas de decisões, ou ainda fornecendo ferramentas de automação e digitalização dos processos.

Esse benefício é muito importante a medida em que, para crescer, qualquer empresa precisa reduzir custos para maximizar seus lucros. Com isso, o T.I. passa a ser primordial nesse processo.

  • Mais segurança da informação

A tecnologia avança a passos largos, tornando os processos da empresa cada vez mais digitais. Com isso, cresce em paralelo a necessidade da empresa de garantir a segurança dessas informações. Isso diz respeito não só à ameaça de roubos e sequestros de dados, mas também a perdas de arquivos.

Essa questão da segurança influencia não só a empresa, mas também sua credibilidade frente a fornecedores, clientes, parceiros e colaboradores. Por isso, estabelecer políticas de proteção para diversos setores é essencial para toda empresa que quer crescer.

  • Melhora no atendimento ao cliente

O T.I. estratégico pode influenciar também no atendimento ao cliente, tornando essa experiência muito mais rica para ele. Seja melhorando as formas de contato entre empresa e cliente ou criando uma ferramenta que melhore o uso do seu serviço, a tecnologia pode fidelizar seu cliente, mostrando que você é uma empresa confiável e antenada nas últimas tecnologias.

Depois de tudo isso, que tal começar a aplicar o T.I. estratégico no seu negócio? Converse com quem entende do assunto, a Braga! Solicite uma avaliação da sua empresa agora mesmo.