Nos dias de hoje, a tecnologia tem ajudado, e muito, a alavancar os mais variados tipos de negócios, de diferentes ramos e segmentos. E uma das principais soluções adotadas é o armazenamento em nuvem para empresas.

Afinal, ele proporciona mais facilidade e segurança na hora de armazenar e compartilhar grandes arquivos pela internet. Além disso, a migração para a nuvem deve alcançar cerca de 94% das organizações globais até 2020, de acordo com dados da Intel.

Dessa forma, para que a sua empresa não fique de fora dessa grande tendência mundial, nós da Braga separamos aqui algumas informações valiosas para você. Continue lendo e confira!

O que é o armazenamento em nuvem para empresas?

Antes de falarmos sobre os benefícios do armazenamento em nuvem para empresas, vamos entender como essa solução funciona?

De um modo geral, os arquivos de uma empresa, até alguns anos atrás, eram armazenados em computadores locais, HDs externos ou até em pendrives. Além disso, era necessário fazer cópias de segurança (backups) para evitar qualquer perda de arquivo. Ou seja, altos investimentos na compra de dispositivos de armazenamento e a necessidade de muito espaço disponível eram requisitos a serem considerados.

Com a computação em nuvem, tudo isso ficou para trás. Por meio dessa solução, os arquivos e dados da sua empresa ficam na nuvem, como o próprio nome já diz.

Isto é, eles ficam disponíveis na internet sem que estejam fisicamente nos computadores da sua empresa. Assim, desde que tenha permissão de acesso e conexão com a internet, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode acessar esses dados.

Vamos conhecer alguns dos benefícios dessa incrível solução?

4 vantagens do armazenamento em nuvem para empresas

Economia

Talvez um dos benefícios do armazenamento em nuvem para empresas que mais mereça destaque é a economia. Ela pode ser tanto de espaço quanto de dinheiro.

Como dissemos anteriormente, a migração para a nuvem permite que a sua empresa centralize vários serviços em um único lugar. Isso faz com que todas as informações do seu negócio fiquem armazenadas de modo virtual, dispensando a necessidade de dezenas de dispositivos externos de armazenamento, como HDs, pendrives e servidores locais.

Além disso, quando você migra os arquivos para uma plataforma digital, é possível liberar muito espaço nas máquinas da empresa. Assim, com computadores mais rápidos e ágeis, a produtividade de seus colaboradores pode ser impactada positivamente.

Compartilhamento facilitado

Outra vantagem de contar com o armazenamento em nuvem para empresas é a facilidade de compartilhamento. Pense bem: a sua empresa provavelmente é composta por diferentes departamentos (financeiro, desenvolvimento, RH, marketing etc), certo?

Quando você possui o armazenamento de dados em nuvem, é possível que seus colaboradores troquem informações e atualizações de arquivos em tempo real. Sim, mesmo que eles estejam fisicamente em diferentes locais.

Dessa forma, compartilhar arquivos em nuvem traz maior economia de tempo de trabalho e produtividade para o seu negócio.

Segurança de dados

Esse é um ponto que geralmente causa bastante insegurança entre gestores e empresários. Isso porque alguns deles acreditam que só porque as informações e arquivos da sua empresa estarão na internet qualquer pessoa poderá acessá-los.

No entanto, quando você opta pelo armazenamento em nuvem, os dados só podem ser acessados por colaboradores e pessoas autorizadas. Ou seja, você tem total controle sobre o acesso às informações.

Além disso, grande parte das companhias que oferecem serviços de armazenamento em nuvem para empresas aplica as mais rigorosas políticas de segurança virtual disponíveis no mercado. Assim, as chances de ataques cibernéticos tornam-se quase nulas!

Flexibilidade

Por fim, outro ponto forte de armazenar os arquivos da sua empresa na nuvem é a grande flexibilidade oferecida por essa solução.

A sua companhia é de pequeno, médio ou grande porte? Com a computação em nuvem, é possível diminuir ou aumentar o espaço de armazenamento. Levando em consideração a quantidade e tamanho dos seus arquivos.

Dessa forma, é possível contratar apenas os serviços que serão realmente utilizados.

Venha subir sua empresa para as nuvens com a Braga

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o armazenamento em nuvem para empresas, que tal contar com quem vem há mais de 20 anos trazendo as melhores soluções de TI para seus clientes?

Aproveite este fim de ano e venha conversar com a Braga para saber como nós podemos ajudar a colocar o seu negócio nas nuvens.