Se, ao acessar um site, você ficou em dúvida sobre o que é HTTPS, aquela sigla que vem antes do “www”, fique tranquilo. Nós da Braga preparamos este texto especial para te ajudar.

Continue lendo o artigo e entenda tudo sobre este protocolo de segurança que pode ser muito útil para sua empresa.

O que é HTTPS?

A sigla HTTPS significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, que é um protocolo que garante proteção e segurança para quem está acessando um site.

De uma forma geral, a conexão HTTPS é aquela em que há uma criptografia específica que impede que os dados sejam violados. Ou seja, é como se o cliente e o servidor conversassem em uma língua própria, que só os dois entendessem. Isso significa maior segurança de navegação, já que o protocolo dificulta a ação de hackers.

Dessa forma, o HTTPS pode ser considerado uma camada extra de proteção a uma outra sigla: o HTTP. Vamos entender mais sobre isso?

HTTP e HTTPS: qual é a diferença?

Agora que você já entendeu o que é HTTPS, chegou a hora de descobrir o que é o HTTP. A sigla, que em inglês significa Hyper Text Transfer Protocol, é um protocolo que permite que o computador troque informações com o servidor que abriga o site.

Ou seja, uma vez conectados sob o HTTP, os computadores podem enviar e receber qualquer conteúdo textual.

Se comparado à conexão HTTPS, o HTTP é um tipo mais vulnerável. Isso porque em redes wi-fi ou outras conexões propícias a ações de hackers, os dados do usuário podem ser interceptados com relativa facilidade.

Assim, o simples “S” do HTTPS pode representar uma grande segurança tanto para a empresa que tem o site quanto para o cliente que o acessa.

Certificado SSL: a garantia de um site seguro

Você já reparou que, ao navegar pela internet, alguns sites exibem um cadeado antes do link, enquanto outros exibem um ponto de exclamação?

Isso diz respeito à segurança da navegação. Por exemplo, o cadeado indica que aquele site é protegido pela conexão HTTPS e, portanto, sua navegação é segura. Já o ponto de exclamação informa ao usuário que o site não tem o protocolo de segurança.

Tudo isso é validado através do Certificado de Segurança SSL (Secure Socket Layer). Esse certificado é emitido por uma Autoridade de Certificação. É ele que verifica se o site realmente pertence a determinada empresa ou proprietário.

Assim, o primeiro passo para tornar um endereço web mais seguro e migrá-lo para o HTTPS é obter um Certificado SSL.

Como utilizar o HTTPS a favor da sua empresa?

Pronto! Agora você já sabe o que é HTTPS, o que é HTTP e como esses protocolos funcionam. Mas, afinal, como utilizar esse conhecimento a favor da sua empresa?

Pense bem: a segurança de dados e informações é cada vez mais importante nos dias de hoje. Isso porque os ataques virtuais têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. Assim, garantir segurança e privacidade para que o usuário acesse o seu site e compre seus produtos ou serviços é investir na credibilidade do seu negócio.

Além disso, sites que utilizam o HTTPS são melhor posicionados nas buscas orgânicas do Google. Dessa forma, além de oferecer uma proteção extra, esse protocolo de segurança ainda permite que o seu site seja mais facilmente encontrado por seus clientes.

E aí, quer garantir todos os benefícios do HTTPS para a sua empresa? Então, fale já com quem entende do assunto! Agende uma conversa com a Braga e saiba como nós podemos ajudar o seu negócio a decolar.