Em algum momento, ao tentar acessar uma página, você já deve ter se deparado com o seguinte aviso: “Erro 404: página não encontrada”, certo? Se a resposta for sim, nós sabemos o quanto ele pode ser inconveniente. Agora, imagine que pesadelo se isso acontecesse com o site da sua empresa?

Quando isso acontece, o cliente pode acabar perdendo a confiança em seu site, principalmente se aquela for a primeira visita. Afinal, como dizia o ditado, a primeira impressão é a que fica.

Então, venha entender mais sobre esse problema e, é claro, o que você pode fazer para evitá-lo!

 O que é o Erro 404?

As mensagens de “Erro 404: página não encontrada ou “Erro HTTP 404” são respostas automáticas enviadas pelo servidor para alertar que a página que o usuário está tentando acessar não foi encontrada. E esse erro é mais comum do que podemos imaginar.

Em algumas situações, é possível que o usuário consiga visualizar todas as seções da página e o layout, como as abas e o título, mas não o conteúdo que buscava. De qualquer forma, não é grave, mas causa uma imagem negativa, não é mesmo?

Mas por que o Erro 404 acontece?

Entre os motivos, dois são os mais comuns. No primeiro caso, o cliente pode ter digitado o endereço do seu site com um erro, por exemplo, uma letra errada. É um detalhe que pode passar despercebido, mas que faz toda a diferença.

Na segunda hipótese, a página que o usuário tentou acessar pode ter sido excluída ou desativada. Então, esse é um problema que realmente está nas suas mãos!

Para esses casos, sugerimos duas saídas:

Redirect 301

A primeira opção é direcionar os endereços que estão com falha para outra página do site. Com essa estratégia, você evita que o cliente receba o aviso Erro 404.

Para isso, basta apontar um novo endereço no lugar da URL inexistente: a página que era A agora passa a ser B. Ou seja, quando o visitante acessar a página A automaticamente será encaminhado para o endereço da página B.

Esse processo é feito no servidor e você pode contar com uma empresa parceira, como a Braga, para resolver esse problema por você!

Personalizar a página de Erro 404

O segundo caminho em casos de Erro 404 é criar uma página personalizada. Afinal, ela pode ser mais útil e agradável para o cliente no caso de ele se deparar com ela.

Neste caso, o objetivo é chamar a atenção dele e mantê-lo no site, de forma que ele se sinta motivado a buscar outras informações ali. Veja só algumas opções de conteúdo:

  1. Deixar o menu do site ou acrescentar um botão de retorno para a página inicial;
  2. Adicionar um campo de busca ou fazer sugestões de páginas semelhantes ao que foi procurado;
  3. Se puder, use do humor na página. Porém, tome cuidado para não perder a identidade da sua marca!

 Acabe de vez com seus problemas de TI!

De maneira geral, como você pode ter visto, o Erro 404 não é grave. Isso porque ele apenas sinaliza que uma página não foi encontrada. Mesmo assim, algumas medidas de proteção e de otimização do seu website podem ser necessárias, se erros como esses passarem a ser recorrentes.

E quando falamos em soluções de TI para empresas, você sabia que nós da Braga somos especialistas em terceirização?

Agende já uma conversa com a gente!