Qualquer empresa com equipamentos e sistemas simples um dia precisará de um serviço de suporte técnico. O que muitas têm dificuldade, no entanto, é entender no que consiste esse serviço de suporte de T.I. para empresas e como ele ajuda o negócio no dia a dia, além de apenas atuar no reparo de problemas.

Quando falamos de suporte de T.I. para empresas, englobamos uma solução que se baseia em três fatores principais: correção de defeitos, atendimento ao usuário e manutenção preventiva. Já quando o negócio atinge um certo nível de maturidade e estabilidade, é possível também ir além e atuar na gestão, melhorias e inovações.

Mas primeiro é importante compreender o suporte de T.I. para empresas como um todo. Dessa forma, é possível entender o valor de um serviço especializado como esse. Vamos lá?

O suporte de T.I. para empresa atua para:

– Corrigir problemas

Esse primeiro item é bastante importante. Por isso, independente do tamanho da empresa, esse suporte técnico não é opcional, mas sim essencial! 

É um dos deveres dos especialistas em suporte atuar para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, tanto dos hardwares como dos softwares. Sejam problemas de servidores, backup, máquinas, configuração de rede ou outros, esses profissionais precisam estar sempre a postos para resolver essas pendências.

Dessa forma, eles garantem a disponibilidade e a estabilidade dos equipamentos. Sua empresa, por outro lado, evita a perda de produtividade.

– Atender o usuário

Quando o serviço de suporte em T.I. para empresas é acionado, muitas vezes não há uma falha técnica em nenhum equipamento. No entanto, isso não significa que esse serviço não seja necessário.

Nesses casos, podem existir, por exemplo, dúvidas quanto ao funcionamento de uma aplicação, dificuldades no acesso a uma plataforma ou perda de senha. Por isso, o profissional deve orientar e atender a esses chamados do usuário, auxiliando na resolução do problema.

– Realizar a manutenção preventiva

Muito mais do que corrigir e reparar, o suporte de T.I. para empresas pode (e deve!) ir além.

A manutenção preventiva é a atividade que conhece os processos da empresa e consegue apresentar melhorias. Além disso, ele atua para fazer pequenas ações que previnem erros recorrentes.

Isso é possível graças à análise de dados que pode ser feita na plataforma de chamados, por exemplo, identificando os problemas que ocorrem com frequência.

Como contratar um suporte de T.I. para empresas?

A solução de suporte técnico na área de Tecnologia da Informação atua em diversos pontos, como vimos acima.

Para ser contratado, esse serviço pode ser feito de duas formas: com uma equipe local ou terceirizado.

A segunda forma vem sendo cada vez mais usada. Ela representa mais eficiência e qualidade na prestação desse serviço. Isso porque, ao contratar uma empresa terceirizada, o negócio passa a contar com profissionais especializados e atualizados, prontos para atender às demandas. Além disso, manter uma equipe própria de qualidade pode trazer muito mais custos em longo prazo.

O serviço de suporte da Braga

A Braga oferece uma solução de suporte em T.I. para empresas totalmente especializada. Através da nossa ferramenta Brasis (já falamos mais dela neste post), fazemos toda a gestão dos chamados e a resolução das demandas.

Para conhecer nossa ferramenta e nossa solução, você pode agendar uma conversa conosco. É simples e fácil! Acesse aqui.