Em um cenário no qual o Home Office se tornou necessário e até mesmo obrigatório, muitas empresas se viram extremamente produtivas neste formato de trabalho e passaram a adotá-lo de forma contínua. Com essa nova realidade, porém, surgem novos desafios e é sobre um deles que vamos falar: a gestão de times remotos.

Mais que falar sobre a necessidade de gerenciar pessoas a distância e os obstáculos envolvidos, também vamos abordar as facilidades que a Tecnologia da Informação pode trazer para essa tarefa.

Afinal, aqui na Braga, consideramos a tecnologia uma facilitadora, que traz diversas soluções para a rotina corporativa. Continue lendo o texto a seguir.

Os desafios da gestão de times remotos

Podemos dizer que alguns dos maiores envolvem a distância física e emocional entre as pessoas. Ou seja, se o relacionamento interpessoal é a chave para um bom gerenciamento, como fazer isso quando há uma tela nos separando?

Além disso, muitos gestores têm um perfil de liderança a partir da observação. Isto é, daquilo que podem ver, escutar e verificar presencialmente. Assim, é preciso mudar não só os aspectos da liderança, mas entender o lado de quem está sendo liderado.

Então, como construir essa sinergia entre a equipe, mantendo a motivação e o engajamento? Um bom caminho é usar a Tecnologia da Informação.

A tecnologia a favor da gestão a distância

Ao utilizar a Tecnologia da Informação para auxiliar na gestão de times remotos, os líderes podem aproveitar as diversas facilidades trazidas por essas ferramentas. Por exemplo, aproximação, acessibilidade, interação, entre outros.

Veja algumas formas:

Sistemas e softwares

Utilizar sistemas e softwares é uma excelente forma de fazer a gestão da sua equipe.

Isso porque essas plataformas permitem o registro de todos os processos, atividades, entregas e monitoramento. Isso é essencial não só para o gestor, que consegue uma visão macro de todas as atividades realizadas pela equipe. Para os outros colaboradores também, que conseguem organizar melhor sua rotina.

Além disso, sem a presença física, manter métricas consistentes é ainda mais imprescindível. Isso para que seja possível manter o time funcional, engajado e produtivo.

Comunicação

Se ela sempre foi essencial, neste contexto ela é ainda mais. Para a gestão de times remotos, você pode e deve explorar as mais variadas formas de se comunicar com a equipe.

Citando, isso inclui chats por vídeo e aplicativos para troca de mensagens. Faça reuniões constantes, que permitem conversas diretas e próximas com seus colaboradores. Assim, você entende o momento de cada um e eventuais desafios que eles possam estar tendo.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é muito mais do que cada um fazer sua parte do todo. É também atuar simultaneamente, muitas vezes, em um projeto que precisa ser feito a muitas mãos.

Para isso, ferramentas como a tecnologia em nuvem, que permitem acessibilidade remota e de vários locais, facilitam que um arquivo seja construído ao mesmo tempo por diversos usuários.

Utilize quando for necessário e aproveite os benefícios dessas plataformas essenciais para o mundo corporativo.

Braga Soluções em TI: suporte completo para o seu trabalho remoto

A Braga Soluções vem ajudando diversos clientes a fazerem sua migração para o home office e superarem os desafios dessa nova realidade. Veja os depoimentos abaixo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de ajudar nossos clientes a estruturarem suas empresas para a prática do Home Office. ⠀ ⠀ Para nosso cliente Caio Oliveira, sócio e gestor de Operações e Projetos da empresa Lima Junior, Domene & Advogados Associados, esse foi um momento de muitos desafios. ⠀ ⠀ “Colocar uma equipe de 130 profissionais em Home Office não é tarefa fácil, ainda mais quando estamos falando de serviços jurídicos, em que qualquer erro é severamente penalizado pelo rigor da legislação processual. O apoio da Braga foi fundamental para fazer isso dar certo, quebrando paradigmas e mantendo a qualidade dos nossos serviços jurídicos.”⠀ ⠀ Para você que precisa ou quer manter a transformação digital na sua empresa, saiba que pode contar com a Braga! Acesse nosso site ou envie uma mensagem pelas redes sociais.

Uma publicação compartilhada por Braga – Soluções em TI (@braga.solucoes) em

Se esse também for um desafio na sua empresa, fale conosco e saiba como podemos te ajudar. É só clicar aqui.